quinta-feira, 26 de maio de 2011

GRUPO 01: 1° Geração da Poesia Romântica Brasileira.

Primeira Geração da Poesia Romântica Brasileira.
No Brasil, a poesia romântica é marcada, num primeiro momento, pelo teor patriótico, de afirmação nacional, de compreensão do que era ser brasileiro, ou pela expressão do eu, isto é, pela expressão dos sentimentos mais íntimos, dos desejos mais pessoais, diferente do ideal de imitação da natureza presente na poesia árcade. Isto tudo seguido de uma revolução na linguagem poética, que passou a buscar uma proximidade com o cotidiano das pessoas, com a linguagem do dia-a-dia. No poema "Invocação do Anjo da Poesia", Gonçalves de Magalhães diz que vai abandonar as convenções clássicas (cultura grega) em favor do sentimento pessoal e do sentimento patriótico.
A poesia romântica surge em meio aos fervores independentistas da primeira metade do século XIX teve como marco inicial a obra de Gonçalves de Magalhães, "Suspiros Poéticos e Saudades". Apesar de servir como marco de início do romantismo no Brasil, a obra "Suspiros Poéticos e Saudades" não apresenta grande notoriedade ou importância no cenário artístico poético do romantismo brasileiro assim como as outras obras de Gonçalves de Magalhães. De acordo com as características e vertentes assumidas por cada poeta romântico, a poesia romântica pode ser dividida em: Primeira geração, Segunda geração e Terceira geração.
A primeira geração (nacionalista–indianista) era voltada para a natureza, o regresso ao passado histórico e ao medievalismo. Cria um herói nacional na figura do índio, de onde surgiu a denominação de geração indianista. O sentimentalismo e a religiosidade são outras características presentes.
Primeira geração - Indianista ou Nacionalista
Influência direta da Independência do Brasil (1825)
Exaltação à natureza e à pátria
O índio como grande herói nacional
Sentimentalismo
Nacionalismo, Ufanismo
Principais poetas
Gonçalves de Magalhães
Gonçalves Dias
Antônio Gonçalves Dias
Indianismo
Na literatura brasileira, o termo Indianismo faz referência à idealização do indígena, por vezes retratado como herói nacional. Foi uma das peculiaridades do Romantismo no Brasil, possuindo ainda menor extensão nas artes pláticas durante o século XIX.
Nacionalismo
Corresponde à valorização das particularidades locais. Opondo-se ao registro de ambiente árcade, que se pautava pela mesmice, vendo pastoralismo em todos os lugares, o Romantismo propõe um destaque da chamada "cor local", isto é, o conjunto de aspectos particulares de cada região. Esses aspectos envolvem componentes geográficos, históricos e culturais. Assim, a cultura popular ganha considerável espaço nas discussões intelectuais de elite.
Contexto histórico do romantismo no Brasil
-Vinda da Família Real(1808)
-Abertura dos portos
-Criação do Banco do Brasil, Da Casa Da Moeda, Jardim Botânico etc.
-Transição do período colonial para o período nacional
Características
-Liberdade de expressão
-Arte voltada para as camadas populares
-Sentimentalismo
-Subjetivismo/Egocentrismo
-Uso do verso livre/branco
-Idealização da figura feminina
-Criação de heróis com características Românticas
-Índio: representa o nacionalismo e o passado pré colonial
-Exaltação da natureza
-Sentimento nacionalista
-Religiosidade
-Saudosismo
Vida de Antônio Gonçalves Dias
Nasceu em Caxias, Maranhão, em 1823, filho de pai português e mãe provavelmente cafuza, Gonçalves Dias se orgulhava de ter no sangue as três raças formadoras do povo brasileiro: a branca, a índia e a negra.
Após a morte do pai, sua madrasta mandou-o para a Universidade em Coimbra, onde ingressou em 1840. Atravessando graves problemas financeiros, Gonçalves Dias é sustentado por amigos até se graduar bacharel em 1844. Retornando ao Brasil, conhece Ana Amélia Ferreira do Vale, grande amor de sua vida. Em 1847, publica os Primeiros Cantos. Esse livro lhe trouxe a fama e a admiração de Alexandre Herculano e do Imperador Dom Pedro II.
Em 1849 fundou a revista Guanabara, que divulgava o movimento romântico da época. Gonçalves Dias pediu a mão de Ana Amélia em 1852, mas a família dela não o aceitou. No mesmo ano retornou ao Rio de Janeiro, onde se casou com Olímpia da Costa.
Logo depois foi nomeado oficial da Secretaria dos Negócios Estrangeiros. Passou quatro anos na Europa realizando pesquisas em prol da educação nacional. Voltando ao Brasil foi convidado a participar da Comissão Científica de Exploração, através da qual viajou por quase todo o norte brasileiro. Em 1862, seriamente adoentado, vai se tratar na Europa. Já em estado deplorável, em 1864 embarca no navio Ville de Boulogne para retornar ao Brasil. O navio naufraga na costa maranhense no dia 3 de novembro de 1864. Salvam-se todos a bordo, menos o poeta, que, já moribundo, é esquecido em seu leito.
Obras de Antônio Gonçalves Dias
Leonor Mendonça
Novos Cantos
Os Timbirais
Patkull
 

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Grupo 2-Segunda geração da poesia romântica brasileira

Romantismo Brasileiro

Referências históricas

Contexto sócio-político da época (início do Romantismo no Brasil):
·         1808 - chegada ao Brasil de D. João VI e da família Real
·         1808/1821 - abertura dos portos às nações amigas; instalações de bibliotecas e escolas de nível superior; início da atividade editorial.
·         1822 - Proclamação da Independência. Daí nasce o desejo de uma literatura autenticamente brasileira.
·         1831 - abdicação de D. Pedro I e início do Período de Regência, que vai até 1840 (maioridade de D. Pedro II); fundação da Companhia Dramática Nacional; início da Guerra do Paraguai até 1840)

Características literárias do Ultra-Romantismo

·                     liberdade criadora (o conteúdo é mais importante que a forma; são comuns deslizes gramaticais);
·                     versificação livre;
·                     dúvida, dualismo;
·                     tédio constante, morbidez, sofrimento, pessimismo, negativismo, satanismo, masoquismo, cinismo, autodestruição;
·                     fuga da realidade para o mundo dos sonhos, da fantasia e da imaginação (escapismo, evasão);
·                     desilusão adolescente;
·                     idealização do amor e da mulher;
·                     subjetivismo, egocentrismo;
·                     saudosismo (saudade da infância e do passado);
·                     gosto pelo noturno;
·                     consciência de solidão;
·                     a morte: fuga total e definitiva da vida, solução para os sofrimentos;
·                     sarcasmo, ironia.



Autores e obras

Álvares de Azevedo

Poeta que melhor representou a estética ultra-romântica. Tendência aos aspectos mórbidos e depressivos da existência, degeneração dos sentimentos, decadentismo e até satanismo. A escolha vocabular reflete essa tendência: "pálpebra demente", "matéria impura", "fúnebre clarão", "boca maldita", entre outros. Esta linguagem, acrescida de termos científicos, voltará no Simbolismo com Augusto dos Anjos.
Morreu tuberculoso aos 20 anos de idade, não sendo reunida em livro sua obra.
Obras Principais:
·         "Liras dos vinte anos" - livro-síntese dessa geração pois revela a força lírica e a v ironia romântico-macabra
·         "Macário" - composição livre, meio diálogo, meio narração
·         "O Conde Lopo"
·         "Poema do Frade"
·         "Pedro Ivo" (poemetos)
·         "Noite na Taverna" - prosa narrativa fala da boemia estudantil da época, que era uma forma de protesto e fuga

Casimiro de Abreu

Poeta que representa a sensibilidade brasileira espontânea. Levou vida boemia e morreu de tuberculose Sua poesia não foi muito inovadora, sendo considerado mais ingênuo dos românticos. Conhecido como "poeta da infância", fala muito da inocência perdida Trabalha também temas do chamado “romantismo descabelado”: exílio e lirismo amoroso.
Obras Principais:
·         Camões e o Jau (teatro)
·         Carolina (romance)
·         Camila (memórias)
·         A Virgem Loura (prosa)
·         Primaveras (poesia)

Fagundes Varela

Poeta romântico boêmio inspirado pelo byronismo. A morte marca sua vida pessoal com a perda do filho de três meses e da ex-esposa. Por sua amizade com Castro Alves, fez a ponte da poesia pessimista à poesia social. Falece, alcoólatra e mentalmente desequilibrado tornando-se o protótipo do poeta maldito brasileiro.
Obras Principais:
·         Noturnas (1861), O Estandarte Auriverde (1863), Vozes da América (1864), Cantos e Fantasias (1865), Cantos Meridionais (1869), Cantos do Ermo e da Cidade (1869), Anchieta ou Evangelho na Selva (1875), Diário de Lázaro (1880), Cantos Religiosos (1878) - poesias
·         Ruínas da Glória, Ester, Ina, Cora - prosa

Junqueira Freire

Luís Junqueira Freire nasceu em 1832, em Salvador. Formou-se professor aos 20 anos. Morreu em 1855, logo após a publicação das Inspirações do Claustro. Seu poema em destaque foi Meu filho no claustro.
Obras Principais:
·         Inspirações do claustro (1855)
·         Contradições poéticas (data incerta)



Referências:

terça-feira, 24 de maio de 2011

Grupo 3 - Terceira Geração da Poesia Romântica

Terceira geração - Condoreira

  • 1888 - Abolição da Escravatura
  • 1889 - Proclamação da República
  • Influenciada pelos acontecimentos sociais, discursa sobre liberdade, questões sociais, o abolicionismo.
  • Uso de exclamações, exageros, apóstrofes.
  • Mulher presente, carnal.
  • Volta-se para o futuro, progresso.
  • Luta pela liberdade, temáticas sociais.
  • Ainda fala sobre o amor.
  • O condor simboliza a liberdade, por isso geração condoreira.
Principais poetas
      
  • Castro Alves - "O Poeta dos Escravos"
  • Sousândrade"o Poeta da transição" considerado o poeta "divisor de águas" entre o Romantismo e a nova escola o Realismo




    AS DUAS FLORES
     De : Castro Alves

    São duas flores unidas
    São duas rosas nascidas
    Talvez do mesmo arrebol,
    Vivendo,no mesmo galho,
    Da mesma gota de orvalho,
    Do mesmo raio de sol.

    Unidas, bem como as penas
    das duas asas pequenas
    De um passarinho do céu...
    Como um casal de rolinhas,
    Como a tribo de andorinhas
    Da tarde no frouxo véu.

    Unidas, bem como os prantos,
    Que em parelha descem tantos
    Das profundezas do olhar...
    Como o suspiro e o desgosto,
    Como as covinhas do rosto,
    Como as estrelas do mar.

    Unidas... Ai quem pudera
    Numa eterna primavera
    Viver, qual vive esta flor.
    Juntar as rosas da vida
    Na rama verde e florida,
    Na verde rama do amor!


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Festa!!!

  Amanhã, dia 20/05/2011, grande festa para as mães. Como foi o ensaio geral da turma 2001? Vamos postar fotos, músicas, textos, comentários... Quero ver o blog repleto de alegria, carinho e homenagens, vamos lá turma 2001!!!!!!! Professora Vera, curiosa e acreditando sempre que a homenagem da turma 2001 será brilhante!!!! Beijos para todas as mães!!!!

terça-feira, 17 de maio de 2011

GRUPOS / 08

GRUPO 01
Componentes: Kamile C. da S. Benedito, nº 21
                       Fernanda L. R. Correia, nº 10
                       Luiz Henrique T. de Araujo, nº 27
                       Lucas de O. Almeida, nº 26
                       João Vitor S. Levindo, nº 19
Tema: Primeira Geração da Poesia Romântica Brasileira
Datas: postagem do trabalho escrito, dia 27/05/2011; apresentação e entrega do trabalho escrito, dia   
           01/06/2011.
Tempo da Apresentação: 15min.

GRUPO 02
Componentes: Rayssa F.L.Veloso, nº 35
                       Jéssica M. R. Batista, nº 18
                       Giselli de F. Pereira, nº 13
                       Sabrina C. S. Rocha, nº 38
                       Marcela L. da S. Almeida, nº 29
                       Alexandra B. e Silva, nº 01
Tema: Segunda Geração da Poesia Romântica Brasileira
Datas: postagem do trabalho escrito, dia 27/05/2011; apresentação e entrega do trabalho escrito, dia
          01/06/2011.
Tempo da Apresentação: 15min.

GRUPO 03
Componentes: Ana Flávia dos S. Herculano, nº 02
                       Beatriz de P. Freitas, nº 04
                       Kennya M. B. Leite, nº 23
                       Maycon da S. Maia, nº 30
                       Thaísa F. Araújo, nº 39
Tema: Terceira Geração da Poesia Romântica Brasileira
Datas: postagem do trabalho escrito, dia 27/05/2011; apresentação e entrega do trabalho escrito, dia
           01/06/2011.
Tempo da Apresentação: 15min.

GRUPO 04
Componentes: Andreza R. O. Silverio, nº 03
                       Isabely B. Carvalho, nº 17
                       Maicon Raoni de C. Oliveira, nº 28
                       Raphael V. Barboza, nº 34
                       Hugo H. B. da Silva, nº 14
Tema: Prosa Romântica Indianista Brasileira
Datas: postagem do trabalho escrito, dia 03/06/2011; apresentação e entrega do trabalho escrito, dia
          08/06/2011.
Tempo da Apresentação: 15min.

GRUPO 05
Componentes: Caroline de S. Victor, nº 07
                       Ingrid F. e Silva, nº 15
                       Ramon T. Dantas, nº 33
                       Verônica A. Carvalho, nº 40
                       Fabrício de O. Silva, nº 08
Tema: Prosa Romântica Histórica Brasileira
Datas: postagem do trabalho escrito, dia 03/06/2011; apresentação e entrega do trabalho escrito, dia
           08/06/2011.
Tempo da Apresentação: 15min.

GRUPO 06
Componentes: Laíza C. Barbosa, nº 25
                       Kelly da S. G. Francisco, nº 22
                       Josiney José da Silva, nº 20
                       Camila C. Braz, nº 05
Tema: Prosa Romântica Urbana Brasileira
Datas: postagem do trabalho escrito, dia 03/06/2011; apresentação e entrega do trabalho escrito, dia
           08/06/2011.
Tempo da Apresentação: 15min.

GRUPO 07
Componentes: Giseli A. S. Sousa, nº 12
                       Felipe A. Silva, nº 09
                       Gabriel R. da Silva, nº 11
                       Rafael R. Luciano, nº 32
Tema: Prosa Romântica Regionalista Brasileira
Datas: postagem do trabalho escrito, dia 10/06/2011; apresentação e entrega do trabalho escrito, dia
          15/06/2011.
Tempo da Apresentação: 15min.

GRUPO 08
Componentes: Renata S. da Silva, nº 37
                       Paloma E. da Silva, nº 31
                       Carolina L. M. T. da Costa, nº 06
                       Isabele R. Silva, nº 16
                       Lucas O. Silva, nº      , remanejado da turma 2003
Tema: Teatro Romântico Brasileiro
Datas: postagem do trabalho escrito, dia 10/06/2011; apresentação e entrega do trabalho escrito, dia
          15/06/2011.
Tempo da Apresentação: 15min.